Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

16/11/2019

 

Você sabia que a forma como os cuidadores ajudam a pessoa idosa pode gerar mais dependência?! Isto quer dizer que a maneira como você cuida pode deixar o idoso mais dependente de alguém para realizar praticamente todas as tarefas, até coisas que antes ele conseguia fazer sozinho ou com ajuda. Hoje iremos aprender a como evitar isto e estimular a independência e a autonomia do idoso.

 

Há dois fatores que podem gerar maior dependência do idoso? Quando há piora do estado de saúde dele e a forma de agir dos familiares e cuidadores. O estado de saúde é algo intrínseco à pessoa, não temos controle. Agora a forma de agir com idoso é algo extrínseco, temos controle e podemos modificá-lo. 

 

Ilustrando como os familiares e cuidadores podem tornar o idoso mais dependente: 

 

  • O idoso está com sede. Ele consegue se levantar e pegar água; mas os familiares/cuidadores querendo “ajudar” falam pra ele não se levantar e vão pegar a água pro idoso. Passam-se alguns dias e o idoso não vai mais nem tentar levantar para buscar água, ele vai chamar alguém para buscar pra ele. 

 

  • Na hora de vestir a roupa. O idoso tem dificuldade para vestir a roupa, leva alguns minutos a mais, mas consegue se vestir sozinho. Os familiares/cuidadores querendo “ajudar” e agilizar o processo, vão lá e vestem a roupa no idoso. Isto não é o melhor a se fazer. O mais adequado seria oferecer ajuda ou dar alguns comandos curtos e claros do que fazer para ajudá-lo a se vestir sozinho, sempre o encorajando. Por exemplo: “Pegue a cueca.”; “Vista a cueca.”; “Muito bem, isso mesmo!”; “Agora pegue a calça.”; “Vista a calça.”.

Fonte: Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa (2008, p. 84).

 

Percebeu como o seu comportamento pode influenciar o grau de autonomia (poder de decisão) e independência do idoso? Fazer as coisas pelo o idoso não é o melhor caminho, mesmo que, na maioria dos casos, seja nossa primeira reação querer fazer pelo outro para poder ajudá-lo. Na verdade, se fizermos isso só estaremos piorando o estado de saúde da pessoa que cuidamos. Pois chegará um momento em que ela não conseguirá fazer mais nada e teremos que fazer tudo por ela. Isso é muito ruim, pois além de sobrecarregar o cuidador, pode causar estresse e desgaste físico e emocional. 

 

Algumas dicas para estimular a autonomia da pessoa cuidada são:

 

 D 

I

C

A

S

 

  • Observe e trate de descobrir tudo que o idoso pode fazer sozinho;

 

  • Não faça pelo idoso nada que ele possa fazer por si mesmo;

 

  • Ajude o idoso somente no que for necessário (dê comandos, ajude-o a se lembrar como faz, prepare o ambiente para facilitar a execução da  atividade).

 

 

A seguir, veja um exemplo ilustrativo de como sua atitude pode aumentar a dependência do idoso ou promover sua autonomia:

  

Fonte: Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa (2008, p. 80).

 

 

ATENÇÃO!

Quando o idoso não consegue fazer nada, por exemplo - sofreu um acidente vascular encefálico (derrame) e é acamado, totalmente dependente, como cuidador devemos fazer pela a pessoa o que ela não consegue, visando a manutenção da sua saúde.

 

 

Referência

Born, Tomiko (Organizadora). Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2008, Capítulo: Cuidar e promover a independência e a auto-estima da pessoa idosa. Disponível em: http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_manual/12.pdf

 

 

RETORNAR AO MENU INICIAL