Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

16/11/2019

 

Atualmente, existem várias opções no mercado, inovações tecnológicas que permitem monitorar o idoso à distância 24 horas/dia, garantindo maior segurança para o idoso e tranquilidade dos familiares. Hoje iremos apresentar duas opções de monitoramento à distância: a pulseira de emergência e as câmeras de segurança.

  • Pulseira de emergência

 

O idoso usa uma pulseira de emergência 24 horas/dia que lembra um relógio. Nela tem um botão de urgência que funciona até uma certa distância de um aparelho que fica instalado perto do telefone da casa. Quando o botão é acionado, o aparelho liga para uma central de atendimento que tenta contato com os responsáveis pelo idoso cadastrados no sistema. Alguns estados estão tentando implantar esse sistema distribuindo pulseiras gratuitas para idosos que vivem sozinhos, como no Rio Grande do Sul. No entanto, com o crescimento do mercado, já existem empresas privadas que prestam este serviço também, o ponto negativo são os valores das mensalidades.

 

 

 

 

 

Fonte: Google Imagens

 

Pesquisando na internet, encontrei um vídeo no Youtube que fala sobre uma pulseira de emergência que oferece praticamente o mesmo serviço que o mencionado acima, porém sem cobrança de uma taxa mensal. O único valor a ser gasto seria na compra do dispositivo e no frete. Um diferencial deste produto é que ele tem um sensor de quedas que liga automaticamente para os contatos de urgência cadastrados no aplicativo quando o idoso cair, sem a necessidade de apertar o botão. Ademais, envia a localização GPS via mensagem de texto para até 3 contatos.

Fonte: Amazon.com 

 

Você pode assistir ao vídeo mencionado anteriormente a seguir:

 

                             

 

 

  • Câmeras de segurança

 

Outra opção para monitorar o idoso à distância é com a instalação de câmeras de segurança no domicílio. Hoje em dia, através do próprio celular/tablet/notebook, é possível acessar as câmeras de segurança e monitorar tudo o que está acontecendo em tempo real; e em situações de emergência, os familiares podem estar acionando a Polícia, Samu e/ou Bombeiros para estarem prestando os primeiros socorros enquanto eles se dirigem ao local. Basta comprar as câmeras e os materiais necessários, contratar um profissional para fazer a instalação, baixar o aplicativo de monitoramento e pronto!

 

 

 

 

Fonte: Google Imagens

 

 

Referências: 

 

 

RETORNAR AO MENU INICIAL