Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

16/11/2019

 

Geralmente, a responsabilidade de cuidar do idoso recai sobre um membro da família; e quando a família tem condições financeiras podem contratar um cuidador profissional, seja para ajudar o cuidador familiar principal ou para assumir totalmente os cuidados para com a pessoa idosa. Vale destacar, que isto provoca mudanças importantes nos papéis que essa pessoa, cuidador familiar ou profissional, desempenhava como esposa(o)/amiga(o)/filha(o). Todas essas mudanças impactam na vida do cuidador principal do idoso, e este pode se sentir, por vezes, sobrecarregado e estressado. Isto pode gerar desentendimentos entre os membros da família. Pois, de um lado os demais familiares podem achar que o idoso está sendo bem cuidado, então não há com o que se preocupar; de outro, o cuidador pode estar se sentindo triste e sobrecarregado por ter que lidar com tantas responsabilidades sozinho e não ter o apoio dos demais membros da família. 

 

Em situações como esta, a palavra chave é compartilhamento de tarefas (estabelecer um rodízio entre os cuidadores), a participação de outras pessoas para a realização dos cuidados. 

 

Mas como conseguir isso? Peça ajuda aos familiares do idoso: pode parecer óbvio que você esteja precisando de ajuda, mas algumas pessoas não se “tocam”. Então peça ajuda, demonstre que a colaboração dos familiares é importante diga claramente que tipo de ajuda você necessita. Não espere que os outros adivinhem que você precisa de ajuda ou como ajudar. E é extremamente importante saber como se comunicar! Você pode estar cansada, estressada, sobrecarregada, mas se você não souber pedir com “jeitinho”, você só irá afastar as pessoas. É preciso identificar também quem está disposto a ajudar, com quem você pode contar. E esteja preparado para a resposta, pois alguns podem não estar dispostos a ajudar e outros podem se negar a isso. Caso isto aconteça, tente pensar em outras pessoas que talvez poderiam ajudá-lo.

  

 

Fonte: Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa (2008, p. 94).

 

  • E existe momento ideal para pedir maior participação dos membros da família no cuidado à pessoa idosa? Não existe momento “ideal”, mas as reuniões de família podem ser uma boa ocasião, pois muitos membros da família estarão presentes. Nestas reuniões podem ser feitos alguns acordos, como: o que cada membro da família pode fazer para auxiliar no cuidado; quem pode levar a pessoa idosa nas consultas médicas, de preferência alguém que tenha carro; quem pode cuidar do idoso no final de semana para que o cuidador principal descanse; dentre outros pactos. 

 

  • Você acha que ninguém cuida tão bem quanto você? Se sua resposta for sim, aprenda a aceitar ajuda. Muitas vezes a família e os amigos nem se dispõem a ajudar porque sempre que eles vão fazer algo você os corrige, porque quer que eles cuidem do idoso exatamente como você. E isso não vai acontecer! A única coisa que você deve fazer para ajudar, se perceber que a pessoa não sabe como fazer algo, é orientar ou sugerir como ela poderia fazer. Mas jamais cobrar que faça as coisas da mesma maneira que você. 

 

 

Fonte: Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa (2008, p. 96).

 

 

Referências

 

 

RETORNAR AO MENU INICIAL