Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

16/11/2019

 

Primeiramente, você vai precisar: 

 

  • Conhecer um pouco sobre o tipo de demência que a pessoa que você cuida possui; 

 

  • Conhecer os sinais e sintomas mais comuns;

 

  • Saber em qual estágio da demência a pessoa que você cuida está.

 

Durante as consultas você pode estar perguntando a respeito disso para a equipe de saúde que acompanha o idoso. 

 

A partir disso, você vai conseguir identificar se o comportamento que o idoso tem é “esperado” para o tipo de demência que ele possui e poderá se preparar melhor para o que está por vir. 

 

A doença é responsável por alterações importantes, especialmente no humor e comportamento. Entenda que alguns comportamentos e atitudes não são culpa do idoso, ele não faz por querer, é a doença. Por esta razão, procure conversar com familiares/amigos que o conheciam antes do diagnóstico da demência, pergunte como ele era, o que ele gostava de fazer e o que ele não fazia de jeito nenhum. Para poder filtrar o que faz parte da personalidade da pessoa e o que não.

 

Quando o idoso fica perguntando várias vezes a mesma coisa pode até ser chato, frustrante tanto para o cuidador quanto para os familiares. Mas se ele faz a mesma pergunta várias vezes é porque não lembra do que foi dito. Para ele, é a primeira vez que vocês estão tendo aquela conversa, que ele faz aquela pergunta. Então procure lembrar disso nessas situações. Algumas dicas para amenizar esse problema são:

 

  • Incentive a pessoa idosa a fazer uma lista das coisas importantes, assim quando ela tiver dificuldade para lembrar poderá consultar suas anotações;

 

  • Estimule e participe juntamente com a pessoa idosa de atividades que ajudam a exercitar a memória, como: palavras cruzadas, leitura, montar quebra-cabeças e etc. 

 

E como lidar com as alterações de humor e comportamento? Inicialmente, procure identificar suas possíveis causas. 

 

 

Fonte: Google Imagens

 

Mudar os móveis da casa de lugar; desidratação; a inclusão ou suspensão de medicamentos; algumas doenças infecciosas, como infecção urinária e pneumonia; mortes ou brigas na família são algumas das causas mais comuns de agitação, irritação e agressividade na pessoa idosa.

 


A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) traz em seu site várias dicas úteis para lidar com situações como as citadas acima. Veja a seguir:

 

 

D

 

I

 

C

 

A

 

S

  • Procure descobrir o motivo da alteração de humor/comportamento e evite repetir a situação;

 

  • Procure chamar a atenção do paciente para algo que possa ajudar a acalmá-lo, como uma imagem bonita ou o som de uma música que ele goste;

 

  • Você também pode propor uma atividade como caminhar ou ver fotos antigas;

 

  • Mantenha um ambiente calmo, agradável, seguro e com rotina organizada;

 

  • Cuide do tom de voz e do ambiente, evitando agitações desnecessárias;

 

  • Comunique ao médico. É possível que algum medicamento esteja contribuindo para o problema ou que algum medicamento possa contribuir para a diminuição desse sintoma.

 

Por fim, tenha paciência e procure manter a calma, pois estes são dois itens indispensáveis para cuidar de uma pessoa com demência. 

 

 

Referências:

 

 

RETORNAR AO MENU INICIAL