Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

15/11/2019

 

Cada pessoa tem sua própria rotina. Quando se inicia um novo trabalho como cuidador de idoso, é interessante que primeiro você observe como é a rotina do idoso, da casa onde ele está inserido. Depois disso, você pode pensar em estratégias para estabelecer uma rotina junto com o idoso, sua família e a equipe de saúde que o acompanha. 

 

O objetivo de organizar o tempo, planejar o dia, é aproveitar da melhor forma possível as 24 horas que recebemos diariamente. Em muitas situações alguns idosos podem ficar a maior parte do tempo em estado total de inatividade (fazendo nada - sentado ou dormindo) não é bom, isto demonstra que não estão sendo estimulados. É preciso que ele receba estímulos, faça algum exercício, tenha momentos de lazer. Tudo com moderação, lembre-se disso!

 

Para organizar o cotidiano do idoso e o de cuidados, você pode dividir o dia por horários e ir encaixando as atividades a serem realizadas ao longo do dia; ou pode fazer o contrário, ir adicionando as atividades do dia primeiro e, em seguida, ir definindo horários para cada uma. Verifique sempre com o idoso e sua família quais são seus hábitos, sua rotina, seus gostos. Este trabalho deve ser feito em conjunto.

  

 

 

 

 

 

 

Fonte: Google Imagens

 

 Na hora de montar a rotina diária, não se esqueça de incluir momentos do dia para atividades de lazer. Pense no que o idoso gosta de fazer. Ler, dançar, ir ao teatro/praça/cinema, encontrar com os amigos? Lembre-se de reservar um momento de repouso para o idoso ao longo do dia também, uns 30-45 minutos. Esse repouso pode ser após o almoço, no meio da tarde. Defina o melhor horário juntamente com o idoso, se possível. 

 

Você sabia que estabelecer uma rotina pode deixar os idosos mais seguros e menos ansiosos? Pois é. E ter uma rotina equilibrada não traz benefícios só para o idoso, a família e o cuidador também se beneficiam, pois evita o desgaste. 

 

Para organizar/montar uma rotina, você pode utilizar uma agenda, um quadro, um mural e etc. Não esqueça de anotar a data e hora dos compromissos importantes, como consultas, aniversários e, se possível, use cores diferentes para cada tipo de tarefa. Você pode montar uma programação do dia, da semana e/ou do mês, fica a seu critério. Deixe sempre a programação em um lugar visível e de fácil acesso. Encaixe horários para o seu descanso também, pode ser nos momentos de repouso do idoso, por exemplo.

 

 

Referência

  • Caetano, K.C. (Org.). Cuidador e acompanhante de idosos. 1ª edição. São Paulo: Yendis, 2016, Capítulo 18.

 

 

RETORNAR AO MENU INICIAL