Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

15/11/2019

 

 

 

Guardando o medicamento

 

1. Evite retirar o medicamento da sua embalagem original, pois nela contém informações importantes, como a data de validade e lote. Caso você utilize aquelas caixas organizadoras de medicamentos, recomenda-se colocar apenas a medicação do dia ali, dentro da própria embalagem (manter no blíster ou cartela de medicamentos - Figura a seguir), para se ter um melhor controle de quais medicações foram tomadas e quais não e para que não haja erros ao entregar o medicamento ao idoso, pois muitos comprimidos / cápsulas são muito parecidos e . É importante que você não jogue fora as embalagens das medicações em uso. Só faça isso quando acabar os comprimidos ou vencer. 

 

Fonte: Google Imagens

 

2. Proteja os medicamentos do calor, da luz solar e da umidade. Evite guardá-los no banheiro e na cozinha, pois a variação de temperatura pode prejudicar seu mecanismo de ação (funcionamento do medicamento no organismo).

 

 

Posso tomar medicamentos com suco/leite?

 

É recomendado o consumo de medicamentos com 1 copo de água de aproximadamente 200 mL. A ingestão com outros líquidos, principalmente leite, não é indicado devido a possíveis interações medicamentosas com este alimento, o que podem diminuir seu mecanismo de ação. 

 

Alguns medicamentos, quando ingeridos com bebidas cítricas, como o suco de laranja, aumentam seu mecanismo de ação. O sulfato ferroso é um desses medicamentos. Mas são exceções. Então, só ingira medicamentos com outras bebidas, que não água, com recomendação de um profissional da saúde (por exemplo um farmacêutico, enfermeiro, médico).

 

 

Dividir ou não o medicamento?

 

Não se recomenda dividir os medicamentos. Porque não tem como garantir que as partes divididas serão iguais e, às vezes, alguns pedaços estraçalham e acabamos perdendo parte da medicação, e isto pode comprometer o tratamento. 

 

Caso não seja fabricado a dose prescrita pelo médico e seja necessário dividir o medicamento, uma boa opção para isto é usar cortadores de comprimidos (Imagem a seguir). Existem várias opções e marcas no mercado.

 

Fonte: Google Imagens

 

Posso macerar o medicamento?

 

É recomendado evitar a maceração de medicamentos, pois a perda do seu revestimento pode comprometer sua absorção e sua ação no organismo. 

 

A maceração é sugerida em último caso, quando não há outras formas de ingestão do medicamento. Entretanto, é importante buscar orientação do médico e do farmacêutico para a sua realização, porque alguns medicamentos não devem ser macerados. 

 

Para realizar a maceração dos medicamentos podem ser utilizados pilões ou trituradores/amassadores de medicamentos (Imagens a seguir). Existem vários modelos disponíveis no mercado. 

 

Fonte: Google Imagens

 

Como organizar os horários para a administração dos medicamentos?

 

Na prescrição médica já vem os horários em que cada medicamento deve ser tomado. Quando não vem o horário certo do dia, por exemplo, vem falando se deve ser tomado 1x ao dia, durante a manhã/tarde/noite. 

 

Para conseguir se organizar melhor e não se perder, você pode utilizar uma lista para organização dos horários dos medicamentos. Existem várias formas de criar essa lista, você deve fazer o que for mais fácil para você entender e se organizar. Mas algumas opções seriam organizar por:

   

  • Horários do dia

 

Horários do dia

     Nome do Medicamento

    Dose

00h00

   

01h00

   

02h00

   

03h00

   

….

   

  

 

  • Turnos: Manhã/Tarde/Noite

 

 

Turnos do dia

 

Nome do Medicamento

 

Dose

 

Manhã

   

 

Tarde

   

 

Noite

   

  

 

  • Momentos: Ao acordar/Café/Antes do almoço/Almoço/ Após o almoço/Antes do jantar/Jantar/Após o jantar/Hora de dormir

 

 

Momentos do dia

 

Nome do Medicamento

 

Dose

 

Ao acordar

   

 

Café da manhã

   

 

Antes do almoço

   

 

Almoço

   

 

Após o almoço

   

 

Antes do jantar

   

 

Jantar

   

 

Após o jantar

   

 

Hora de dormir

   

 

 

Interações medicamentosas

 

A utilização de vários medicamentos ao mesmo tempo pode ocasionar interação entre os seus componentes/substâncias, provocando efeitos não desejados/esperados, e em casos mais graves, até a morte. Por esta razão, é primordial que durante a consulta seja relatado ao médico o nome de todos os medicamentos/chás/fitoterápicos que o idoso esteja fazendo uso, pois é preciso avaliar se eles tem o poder de interferir na ação de outros medicamentos; além disso, caso note algum efeito não desejado/esperado pelos medicamentos utilizados, relate à equipe de saúde durante a consulta. 

 

Considerando o risco das interações medicamentosas, é contraindicado automedicar-se ou medicar outras pessoas, seja por conta própria ou por conselho de vizinhos/amigos. Os medicamentos de uso contínuo não podem ser interrompidos e nem ter sua dosagem alterada sem a orientação médica. 

 

 

Onde descartar os medicamentos vencidos ou não utilizados?

 

Medicamentos não devem ser desprezados em lixo comum ou no vaso sanitário, pois podem provocar contaminação do solo, da água. Nas cidades, existem alguns locais credenciados como pontos de coleta - Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e drogarias. Caso você tenha medicamentos vencidos ou que não utiliza mais em casa, basta se dirigir até um destes locais e perguntar se eles recolhem e fazem o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Normalmente, nesses locais há caixas para desprezar os medicamentos, depois eles são encaminhados para o descarte correto, de modo que não atinja o meio ambiente.  

 

 

Referências:

 

 

RETORNAR AO MENU INICIAL