Por Mayssa da Conceição Araújo e Andréa Mathes Faustino

15/11/2019

 

 

 

 

Banho de chuveiro  

 

Em alguns casos, o idoso pode recusar-se a tomar banho, dizendo que “já tomou”. É indispensável que o cuidador procure estratégias que tornem o banho um recurso terapêutico e de auxílio na manutenção de uma pele mais saudável e bem cuidada, além de manter livre de sujidades que possam causar doenças de pele. Criar uma rotina para o banho pode ser útil, tente descobrir quais costumavam ser os horários dos banhos que a pessoa idosa tinha, e na medida do possível tente segui-la. Procure tornar o horário do banho um momento especial, de relaxamento. 

 

A pele da pessoa idosa merece cuidados especiais, pois com a idade ela vai ficando ressecada e sensível. Na hora do banho é interessante optar por sabonetes neutros ou a base de glicerina. Após o banho, deve-se secar a pele com toques suaves; atenção especial deve ser dada às dobras, espaços interdigitais (entre os dedos), partes íntimas, axilas, mamas. Após isso, é hora do hidratante corporal,. Dê preferência para aqueles à base de água. Não se deve misturar hidratante com óleo corporal. Pois o hidratante tem a função de penetrar as camadas da pele e hidratar; enquanto o óleo funciona como uma espécie de barreira protetora e não penetra nas camadas da pele.

 

Sempre que possível, respeite a independência e autonomia do idoso. Deixe ele fazer o que consegue e auxilie-o, ofereça-o ajuda, no que for necessário. Como cuidador seu papel é “estimular, orientar, supervisionar, auxiliar, executar”. Você só deve auxiliar se for necessário, e executar completamente a tarefa pela pessoa só se ela não for capaz de realizar com auxílio.

 

Antes do momento do banho já deixe tudo organizado e separado. 

 

  • Verifique a temperatura da água;

 

  • Deixe no banheiro somente os itens necessários para o banho, como sabonete, xampu, creme hidratante, etc;

 

  • Se a pessoa recusar o banho, proponha alguma atividade que ele goste de fazer para ser realizada após o banho. Sempre que propor alguma atividade, fizer algum acordo com o idoso, procure cumpri-la. Por exemplo “Vamos banhar agora e depois iremos caminhar… visitar alguém”.

 

  • Para prevenir quedas, podem ser colocadas barras de apoio no banheiro e tapete antiderrapante, também podem ser usadas cadeiras próprias para o banho, que servirão de apoio caso o idoso precise sentar;

 

  • Separe antecipadamente as roupas que serão usadas após o banho. Atente-se para o clima. Para respeitar a autonomia da pessoa, você pode separar duas mudas de roupas e pedir para que o idoso escolha qual peça ele irá vestir. 

 

  • Feche as portas e as janelas para evitar correntes de ar;

 

  • Retire a roupa da pessoa e a proteja com uma toalha ou roupão antes de se dirigirem ao banheiro;

 

  • Aproveite o momento do banho para observar se tem alguma alteração na pele do idoso. Caso note algo diferente, comunique à equipe de saúde responsável por ele. 

 

 

Banho no leito

 

E quando o idoso é restrito ao leito? Será preciso pedir orientações para um profissional da saúde, no caso um enfermeiro para receber mais informações sobre como proceder, nesta situação. O banho de chuveiro torna-se inviável e é necessário realizar o banho no leito. A dica é: prepare o ambiente e o idoso para o banho e utilize das informações que o enfermeiro que você conversou. Explique ao idoso o procedimento que será realizado (banho); separe todos os materiais que serão necessários durante e após o banho, para que fique mais fácil o acesso a estes materiais (por exemplo: a roupa que será trocada, sabonete, xampu, creme hidratante, entre outros); verifique a temperatura da água; opte pelo o horário mais quente do dia, e considere a preferência do idoso; feche portas e janelas para evitar correntes de ar. Se a pessoa tiver incontinência (perda involuntária) urinária e/ou fecal deve ser realizada a higiene íntima após cada episódio de perda de urina e/ou fezes. Para esta finalidade podem ser utilizados lenços umedecidos ou pano úmido e macio. Além disso, pomadas a base de dexpantenol e óxido de zinco podem ser utilizadas para proteger a pele de dermatites da área da fralda (lesões).  

 

 

Higiene bucal

 

Agora vamos falar um pouco sobre a higiene bucal. É recomendado que a higiene bucal possa ser realizada em 3 momentos: ao acordar; após as refeições; antes de dormir. Independente se a pessoa tiver dentes ou não. É importante escovar todos os dentes, limpar a língua e a gengiva para evitar acúmulo de restos alimentares que possam causar mau hálito. 

 

E quando o idoso não tem dentes e faz uso de prótese dentária, devo realizar a higiene bucal? A resposta é sim! Após cada refeição, a prótese deve ser retirada, você vai higienizá-la fora da boca, vai realizar a limpeza da cavidade oral do idoso, e só após isto é que a prótese pode ser recolocada. 

 

Como realizar a higiene da prótese e da cavidade oral do idoso?

 

Segundo o Guia Prático do Cuidador (2008) e o Manual para Cuidadores de Idosos (2014), deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Retire a prótese e a escove fora da boca, com escova de dente de cerdas mais duras e sabão neutro ou pasta dental; 
  2. Para a limpeza das gengivas, bochechas e língua o cuidador pode utilizar escova de cerdas mais macias ou um pano ou gaze umedecidas em água enrolada em uma espátula (palito de picolé). O movimento de limpeza da língua é realizado de dentro para fora;
  3. Enxaguar bem a boca e recolocar a prótese.

 

É importante que o idoso mantenha consultas de rotina com o dentista, pois se ele tiver dentes, eles precisam de cuidados; e se ele usar prótese, ela deve ser avaliada e trocada de tempos em tempos. Algumas próteses, quando mal adaptadas, podem machucar a mucosa oral do idoso. Por isto, o acompanhamento com um profissional dentista é indispensável. 

 

 

Cuidados com as unhas

 

Após o banho é o momento ideal para cortar as unhas, pois elas estão mais “amolecidas”. As unhas devem ser cortadas em linha reta não muito rente à pele (como mostra a imagem abaixo). Este tipo de corte evita o desenvolvimento de unhas encravadas. Deve-se lixar as unhas após o corte para aparar as arestas, enxaguar e secar bem os pés. Evite tirar cutículas, pois a pele do idoso é mais fina e pode machucar muito fácil.

 

 

Fonte: Google Imagens

 

 

 

Referências

 

 

 RETORNAR AO MENU INICIAL