- O que é o NEPTI?
Em dezembro de 1990 a professora Maria Laís Mousinho Guidi, acompanhada por Anna Edy Hecker de Abreu e Benedicta Celina de Oliveira, vinculadas a Secretaria Nacional de Promoção Social do Ministério de Ação Social, realizaram o encontro "EDUCAÇAO E CULTURA NA TERCEIRA IDADE" com muito sucesso.
Este encontro motivou a realização do curso de extensão intitulado "Rejuvenescer a Velhice", desta vez na Universidade de Brasília, por meio do Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distancia, em maio de 1992. Para o planejamento deste "Rejuvenescer a Velhice" foram consultados o SESC e AETI (Assessoria Especial para Assuntos da Terceira Idade) - GDF, que vinham desenvolvendo extraordinário trabalho nas áreas de educação, comunicação social, recreação lazer com a terceira idade.
Este curso Rejuvenescer a Velhice teve grande receptividade na UnB e repercussão na comunidade brasiliense, estendendo-se a alguns estados do Brasil. As palestras foram divididas em duas unidades: "Saúde na Maturidade" - coordenada por Renato Guimaraes e "Socialização na Terceira Idade" - coordenada por Maria Laís Mousinho Guidi. No final deste curso os idosos fizeram um abaixo-assinado com mais de duzentas assinaturas de alunos matriculados, que foi encaminhado it Reitoria da UnB. Naquele documento os alunos solicitavam a criação da "Universidade da Terceira Idade", expressando o seguinte:
Esperamos com muita fé e redobrado interesse, que a Universidade de Brasília mantenha sua posição de vanguarda em relação aos problemas dos idosos e torne realidade a instalação da Universidade da Terceira Idade. Brasília, 29 de julho de 1992.
O reitor da época sugeriu a criação de um Núcleo que fosse ligado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, pelo caráter multidisciplinar da gerontologia.
Foi, então, elaborado o projeto de criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade - NEPTI, que foi aprovado pelo Conselho do CEAM em agosto de 1993, com parecer elogioso. Encaminhado o projeto ao Gabinete do Reitor, apos os tramites legais, foi aprovado o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade-NEPTIICEAM-UnB, no dia 31 de maio de 1994, por Ato da Reitoria No 805/94, assinado pelo Reitor Joao Claudio Todorov.
O proposito do NEPTI é oferecer a comunidade de idosos de Brasília oportunidade de acesso a aquisição e atualização de conhecimento, bem como desenvolver estudos e pesquisas relacionados com a problemática da terceira idade, em seus aspectos físico, social, cultural e educacional.
As ações do NEPTI ficaram distribuídas em quatro vertentes principais:
O NEPTI trabalha articulado com os demais órgãos da universidade que tenham interesse no processo de envelhecirnento.
A ideia básica do Nucleo não e ter um espaço exclusivo para o idoso, discriminando-o, mas sim ser um espaço para que os idosos, junto com as pessoas de outras faixas etárias, possam usufruir das ofertas da universidade.
Em dezembro de 1999 Maria Lais Mousinho Guidi colocou a disposição do Magnifico Reitor a função de coordenadora do NEPTI, a qual vinha exercendo desde 1994.
No ato foi designada a nova coordenadora, a Professora Maria Regina de Lemos Prazeres Moreira. Esta passou a desempenhar as funções de Coordenadora do Núcleo, ao lado de Aldemita Portela Vaz de Oliveira, Coordenadora do Projeto "O idoso em sua comunidade" e Maria Teresa De Francisco Couto Alvarez, Coordenadora de Programação do referido projeto. * Texto de autoria da Professora Maria Regina de Lemos Prazeres Moreira, Coordenadora do NEPTI – CEAM de 1999 a 2011.
- O NEPTI foi criado em 1994 pelo CEAM (Ato da Reitoria n° 805/94)
|
===